segunda-feira, 18 de julho de 2011

PER – PLANO ESTRATÉGICO DE RECOLOCAÇÃO A ARTE DE SE RECOLOCAR

Muitos profissionais saem em busca de recolocação e nem se dão conta que este é um processo que exige discernimento e estratégia.
Um emprego é um Negócio, você vende a sua Mão de Obra, os seus conhecimentos e recebe em troca uma Remuneração que é composta de salário e benefícios.
Como todo negócio você precisa se estruturar para que os bons resultados aconteçam, por isso é hora de traçar um PER (Plano estratégico de Recolocação).
Pensando nisso elaborei alguns tópicos que você deve seguir nesta jornada em busca da recolocação:
1) Em primeiro lugar é hora de verificar se seu Cartão de Visitas, ou seja, se o seu Currículo está correto.
2) Depois é necessário se pensar no Marketing Pessoal
3) Com CV bem elaborado e a Aparência visual OK, é hora de traçar um PEN (Plano estratégico de Networking).
4) Neste ponto, simulações são necessárias, como você se comporta numa entrevista? Como você se comporta numa Dinâmica de Grupo? E mesmo num encontro de Networking, qual seu comportamento?
5) Neste ponto é hora de pensar se consegue resolver tudo sozinho ou se precisa contratar uma Assessoria.
Hoje falaremos sobre o item 1 do Plano estratégico de Recolocação
Como fazer um Currículo corretamente?
- Há uma diversidade de bons modelos de Currículos, mas o melhor é aquele que a Selecionadora consegue visualizar rapidamente todos os itens que ela necessita.
Hoje um CV deve ser elaborado principalmente para divulgação On Line, que é o meio mais utilizado.
A ESTRUTURA CURRICULAR:
1 - Dados pessoais em Primeiro lugar!
- SEU NOME EM DESTAQUE
- Logo abaixo Nacionalidade, estado civil, idade e ano de nascimento.
- ** Se você é fluente em língua estrangeira também pode destacar aqui.
- Depois seus dados de Contato, limitando-se ao bairro que reside, Cidade e muitos números de telefone de contato, pois nada é mais chato do que telefonar para um candidato e não conseguir falar com ele! Se acessa a internet diariamente, coloque também seu e-mail.
EXEMPLO:
FERNANDA LIMA DOS SANTOS
Brasileira, Solteira, 30 anos (1980)
Inglês Fluente
Residente: Jardim Ana Emilia – Taubaté – SP
Contato: (12) 9999.9999 (12) 3999.9999
2) O Objetivo
Como o próprio nome expressa é necessário ser objetivo, nada de textos rebuscados neste item, seja pratico e direto, use colocar por áreas, assim não tem como errar:
Objetivo: Área de Recursos Humanos
3) Resumo de Qualificações:
Este item substitui as antigas cartas de apresentação,
É uma rápida explanação das suas experiências, necessita realmente ser bem resumido, aqui você especifica apenas em quais departamentos já atuou, quantos anos tem de carreira, etc.
Resumo de Qualificações:
- Vasta experiência generalista em Recursos Humanos, 05 anos atuando na área de Recrutamento e Seleção, 03 anos em Treinamento e Desenvolvimento. Profundos conhecimentos em Plano de Cargos e Salários e Negociações Sindicais.
4) Formação Acadêmica
Se você possui graduação esqueça então a formação primaria, pois no CV ela não será relevante.
Descreva sempre da Formação mais atual para a ultima, se limite a colocar o titulo do Curso, a escola e o ano de conclusão. Os cursos serão colocados no final do Currículo.
Formação Acadêmica
- MBA em Gestão de Pessoas – FAAP São José dos Campos – 2009
- Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos – UNITAU – Taubaté – 2007
- Graduação em Administração – FAPI – Pindamonhangaba – 2005
- Técnico em Contabilidade – Centro Paula Souza – Pindamonhangaba – 2000
** Perceba o quanto a Educação Continuada valoriza um currículo.
5) Experiência Profissional
Eis uma etapa muito importante na Construção do seu Currículo!
É necessário praticidade e bom censo na hora de colocar no papel este item, comece pelo nome da empresa e cidade em que ela está instalada, depois o ramo e numero de funcionários (muito importante para a selecionadora reconhece o porte).
Depois você insere o Período em mês/data, o Cargo ocupado e as Funções desempenhadas.
Sempre tenha como foco do emprego atual/ultimo para os anteriores, relate no máximo os 3 últimos empregos ou os 10 últimos anos trabalhados. Importante relatar os principais resultados, se houverem.
Se você possui experiência Internacional, coloque aqui também
Experiência Profissional
MINHA EMPRESA LTDA – Taubaté – SP (Destaque o nome da empresa)
(Empresa de Prestação de Serviços, 1200 colaboradores)
Período: março/2001 a fevereiro/2010
Cargo: Gerente de Recursos Humanos
Funções desempenhadas:
Gerenciamento de Todos os Subsistemas de Recursos Humanos, com ênfase em Gestão estratégica.
Negociações sindicais, Estruturação da área de Cargos e Salários/ Plano de Carreira da empresa.
Alguns Resultados: Negociação com o sindicato para o Acordo Coletivo dos anos de 2007 e 2008, buscando garantir melhorias e benefícios. Implantação do Sistema DIMEP - Relógio de Ponto, regularizando as questões de ponto dos colaboradores e reduzindo consideravelmente as ações trabalhistas da empresa. Responsável pela inclusão de PNE (Portadores de Necessidades Especiais), alinhando a questão legal da contratação com a inclusão e a responsabilidade social.
MINHA INDÚSTRIA S/A – São José dos Campos – SP
(Multinacional Francesa, do ramo automotivo, 600 colaboradores)
Período: maio/ 1998 a março/2001
Cargo: Supervisão de Recursos Humanos
Funções desempenhadas:
Coordenação direta de 08 colaboradores, implantação da área de Recursos Humanos, Cargos e Salários, vasta atuação em Treinamento e Desenvolvimento.
Alguns Resultados: Implantação da Área de Recursos Humanos com ênfase estratégica, Aumento em 85% da contratação de estagiários e 100% na contratação de PNEs.
Experiência Internacional
- 01 ano em intercambio no Canadá pela WWW Scholl para aprendizado da língua inglesa.
- Treinamento de 90 dias em Boston, na sede da empresa Tal.
- Treinamento de 120 dias no México para implantação de novo Sistema Integrado.
6) Idiomas, Informática e Cursos
Em idiomas é sempre bom especificar o tempo de estudo, o nome da escola que cursou, e nível que está. Neste item, como em todos os outros seja o mais sincero possível, pois certamente serão aplicados testes de verificação.
Em Informática descreva os conhecimentos com detalhes, isso ajuda muito na hora da seleção.
Já em Cursos, nada de colocar como “Cursos extracurriculares” , este termo não é mais usado, pois extracurricular seria um curso não inerente à sua área de atuação, use somente o termo “Curso” e coloque apenas os mais importantes e recentes, pois com a tecnologia e a velocidade das coisas, o curso de datilografia ou o curso de informática que você fez lá em 1985 não valem para mais nada.
Como na Formação Acadêmica use colocar somente o Nome do Curso, a Escola e o ano de conclusão.
Se você por exemplo fez mais de 10 cursos na área de Mecânica, todos no SENAI, você pode resumir esta informação, tudo em um único tópico, exemplo.
- Diversos Cursos na área de Mecânica Industrial – SENAC – 1200 horas
Cursos:
- RH e Liderança – Como se tornar um líder eficaz – Vale Gestão – 2009
- Seleção por Competências – SENAC – 2008
- Cargos e Salários – Tax Solution – 2008
- Diversos Cursos na área de Administração de Pessoal – SENAC - 2100 horas .
Idiomas
- Inglês Avançado – Em curso CNA
- Inglês para Negócios – Vale Empregos
- Espanhol – 3 anos cursados – CCAA – Nível avançado.
Informática
- Conhecimentos sólidos em Softwares como Internet, Excell (conhecimento e habilidade em planilhas), Word (todo o sistema) e Power Point (criação e desenvolvimento).
- Conhecimento em Sistemas Integrados, tais como SAP, RUBI e ERP Datasul.
Algumas Dicas
- Tenha sempre 02 currículos, um sucinto e específico para vagas mais definidas e outro mais genérico e maior para enviar às empresas.
- Não coloque numero de documentos no Currículo, não é necessário, currículo não é contrato.
- Use sempre fonte Arial, tamanho 10 ou 12 para digitar seu CV.
- Não coloque pretensão Salarial, deixe sempre em aberto, mas pesquise sempre qual o valor de mercado da sua profissão, pois numa entrevista é coerente você estar alinhado com os valores de mercado, sempre que definir seu preço, deixe claro que você está aberto às negociações.
- Um bom Currículo tem no máximo 02 folhas, lembre-se o que vale é a informação com qualidade e não a quantidade.
- Não defina suas competências comportamentais, deixe que a selecionadora durante a entrevista veja estes aspectos.

Fonte
Ângela W Lima
Possui formação na área Administrativa, é Headhunter há 09 anos. É especialista em Networking e Promotora de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário